Jaqueline Silveira: partido Novo contesta pensão do ex-governador Eduardo Leite

Jaqueline Silveira

Jaqueline Silveira: partido Novo contesta pensão do ex-governador Eduardo Leite
O partido Novo anunciou, ontem, que ingressou com uma ação, contestando o recebimento de pensão pelo ex-governador Eduardo Leite (PSDB), pré-candidato ao Piratini. Conforme o Portal da Transparência, ele recebeu R$ 19,6 mil, e mais uma parcela retroativa, totalizando R$ 39,9 mil brutos no mês de maio.

Ação é promovida pelos deputados Fábio Ostermann e o santa-mariense Giuseppe Riesgo. Os parlamentares sustentam que Leite não poderia receber o benefício, uma vez que a lei (7.285 de 1979), que previa o pagamento, foi revogada antes da renúncia do ex-governador, em 31 de março. “A lei previa que os ex-governadores teriam direito à pensão. Mas quando Leite se tornou ex-governador já não havia lei nenhuma. Nós a revogamos na Assembleia. O que ele tinha era uma expectativa, não um direito. Isso é o que vale desde sempre para qualquer trabalhador”, argumentou Ostermann.

Eduardo Leite recebeu pensão de ex-governador no mês de maio /Foto: Eduardo Ramos (Dário)

Já a assessoria do ex-governador divulgou o parecer da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) que aponta o direito do benefício a Leite, porém em percentual limitado ao período em que exerceu o cargo e somente por quatro anos com base em legislação aprovada em 2015. “Aos governadores que tenham exercido o cargo na vigência da lei 14.800/15, ou seja, entre 1º de janeiro de 2019 e 13 de agosto de 2021, houve a aquisição do direito à percepção de subsídio mensal, por quatro anos, imediatamente após o término do mandato, em valor proporcional ao tempo de efetivo exercício, limitadamente ao período de vigência da norma”, diz um trecho do parecer.

Já os governadores, segundo ainda o parecer, que exercerem o cargo após a entrada em vigor da lei nº 15.678, de 13 de agosto de 2021, não terão o direito ao subsídio mensal e nem seus dependentes. Ou seja, quem assumir o Piratini a partir de 14 de agosto de 2021. Esse é o caso do atual governador, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), que assumiu em 31 de março deste ano.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após abordagem, motorista é preso com arma de familiar em Santa Maria Anterior

Após abordagem, motorista é preso com arma de familiar em Santa Maria

Jaqueline Silveira: o dia do sim do ex-governador Eduardo Leite, apesar da promessa Próximo

Jaqueline Silveira: o dia do sim do ex-governador Eduardo Leite, apesar da promessa

Geral